"Desprezaste a aliança feita com teu servo; profanaste sua coroa,
jogando-a ao chão" Sl 89.39
Deus estabelecera com Davi um pacto eterno, todavia, os reis deveriam andar com o Senhor, isto é, não estavam livres da responsabilidade.
Acompanhando a história do cumprimento desse pacto, podemos constatar que cada vez que eles confiaram mais no seu próprio poderio militar e nas alianças políticas, do que em Deus, Ele os disciplinou. Por fim, tirou a realeza de Israel.
Deus não esquece a aliança, mas a reorienta, isto é, estabelece uma nova forma, agora por meio de Jesus Cristo, o Rei eterno. O povo do pacto, agora, é o novo povo que Ele está construindo.
Assim como aconteceu antes, esse novo povo, corre o risco de, em tempos de dificuldade, duvidar da fidelidade de Deus. Vale lembrar a palavra de Asafe no Salmo 74.20, "Atenta para a tua aliança, pois os lugares sombrios da terra estão cheios das moradas de violência".
Estamos debaixo do novo pacto, um pacto espiritual, que nos é garantido pela vinda de Jesus. Tenhamos cuidado de não seguir os velhos caminhos dos reis. Sigamos Jesus. Ele é fiel.
Pr. Elias Werneck
Comments