"...mas, agora, livrai-vos de tudo isto: raiva, ódio, maldade, difamação,
palavras indecentes do falar." Cl 3.8 (1)
Esse "mas agora", está fazendo referência ao novo estado de vida daqueles irmãos de Tessalônica. Agora, pessoas que, "...fostes ressuscitadas com Cristo..." e que já buscam "as coisas que são de cima...". Estamos transferindo essa proposta para os lares e aí, temos um complicador: nem todos já passaram por uma transformação. Dois tipos de transformação:
a) o novo estado civil,
b) conversão a Cristo
Ainda que essa seja a conclusão, há uma e esperança em nossos corações, pois tudo o que se proíbe nesse texto, penso, é indesejável em qualquer família. Acho que todos temos em comum esse desejo do "livrai-vos". Vejamos, então.
Vamos começar dizendo que, no geral, desejamos o melhor padrão para nossos lares e isso nos sugere abandonar todas as atitudes negativas, que por um tempo, foram praticadas. Vestirmo-nos de outras atitudes, as positivas, pois quando estamos abraçados com essas, nasce um outro desejo: promover o bem estar dos outros. Qualquer que queira esse bem estar, se esforçará por livrar-se desses componentes negativos do verso 8.
Continuamos amanhã. Venham comigo.
Pr. Elias Werneck
Comments