"Ai daqueles que maquinam maldade e planejam o mal deitados na cama! Quando raia o dia, o executam, pois têm poder para isso". Mq 2.1
Hoje, dia 31, fechamos o primeiro mês do segundo semestre de um ano que alguns têm rotulado: ano para esquecer. Ano perdido. Nós estamos chegando a 300a. meditação. Faltam apenas cinco.
Miqueias não nos deixou um texto muito longo, mas um texto corajoso que vai das previsões específicas, onde nasceria o Messias, ao poético e ao uso do jogo de palavras.
Ele, como Tiago no NT, defende a causa dos injustiçados e explorados pelos ricos arrogantes e dirige sua palavras às duas capitais:
Samaria e Jerusalém. Miquéias trás uma das mais profundas e eloquentes expressões de toda a Bíblia sobre a misericórdia de Deus e sua graça perdoadora [7.18-20].
Para hoje aqui, desejamos dizer a todos os que sofrem debaixo de um poder dominado pela maldade e exploração, debaixo de dominadores calculistas para o mal, que pesa sobre eles um ai. Isso quer dizer que eles não são, nem estão, imunes e estão debaixo do olhar de Deus para os punir com toda severidade.
Aprendemos que não estamos largados. Alguém, muito poderoso, nos vê. Tenhamos confiança.
Pr. Elias Werneck
コメント